Páginas

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Qual será melhor Dietas ou Reeducação Alimentar


               


Conhecida como Dieta da Sopa Hospital do Coração, ela é feita por aqueles que passaram por cirurgia cardíaca ou tem problemas do coração. Prometendo a perda de quase 7 quilos ao final de uma semana, é uma proposta radical, mas com saúde. O segredo é a sopa que faz com que mais calorias sejam queimadas do que adicionadas ao seu organismo e faz uma limpeza nele.

Primeiro, vamos à sopa!
Os ingredientes são:
01 Aipo (use a metade caso seja grande); 02 Cenouras; 02 Xícaras de vagem picada;
02 Tabletes de Caldo de carne ou galinha; Sal e Pimenta do Reino; 03 Dentes de Alho;
04 Jilós grandes; 02 folhas de louro; 01 Berinjela; 01 Repolho Grande; 02 Tomates 02 Nabos; 02 Maços de Cheiro Verde e Agrião; 02 Pimentões;
A preparação segue como a de uma sopa normal. Primeiro corte os legumes em pedaços e pique as folhas de cheiro ver e agrião. Em uma panela com água coloque os tabletes, sal e pimenta a gosto (nunca é bom exagerar no sal, neste caso os tabletes já dão certo sabor), em seguida coloque os ingredientes e deixe cozinhando a fogo brando.
  Dieta da sopa hospital do coração

 A sopa pode ser tomada quantas vezes ao dia quiserem. Não é recomendado bater no liquidificador, pois por conter fibras elas perdem parte de suas propriedades ao serem batidas. Existem algumas restrições a serem seguidas, é proibido a ingestão de bebidas gasosos de qualquer tipo, energéticos, frituras e pão.
Caso perca mais de 7 quilos em uma semana, recomenda-se dar uma parada e voltar à alimentação normal para não sentir fraqueza, e não é recomendado fazê-la por mais de duas semanas.
A combinação de exercícios físicos e uma reeducação alimentar ao final da dieta ajudará você a se manter em formar e não recuperar os quilos perdidos. E nunca é demais lembrar a importância de se consultar seu médico antes de qualquer dieta. Agora vamos a ela!

Tabela da dieta sopa original


 1° Dia:
Tome a sopa a 2 vezes ao dia. As frutas estão liberadas, como a vontade delas (sem exageros), exceto banana e abacate. Para beber chá, suco de uva (sem açúcar) e água.
2° Dia:
Consuma a sopa quantas vezes quiser. Legumes frescos e verduras podem ser consumidos a vontade. No jantar caso queira, pode comer uma batara grande e cozida na manteiga.
3° Dia:
Novamente sopa ao menos duas vezes por dia, coma frutas e legumes a vontade, exceto batata.
Obs: Se ao final do dia tiver feito tudo que lhe foi recomendado, deverá ter perdido em torno de2300 a 3200 calorias.
4° Dia:
beba copos de leite desnatado e consuma até 8 bananas, e sopa 2 vezes ao dia no mínimo. Obs: A banana e o leite possuem calorias, carboidratos, potássio, proteínas e cálcio que seu organismo estará necessitando neste dia particular de sua dieta. Eles irão diminuir o seu desejo de comer açúcar.
5º Dia
Esta liberado comer de280 a400 gramas de carne vermelha ou branca grelhada, com uma porção de tomades frescos e firmes temperados limão e azeite de oliva. Beba de6 a 10 copos de água ao londo dia e sopa ao menos duas vezes. A água auxiliara na eliminação de ácido úrico.
6° Dia:
Sopa pelo menos 2 vezes ao dia, e neste pode comer até 3 bifes grandes grelhados de carne vermelha ou branca acompanhados de legumes cozidos, exceto batata. Beba água, café, chá e sucos sem açúcar a vontade.
7° Dia:
No último dia comer arroz integral, legumes cozidos ou crus a gosto. Tomar a sopa pelo menos 2 vezes ao dia. Beba água, café, chá e sucos sem açúcar à vontade.









Reeducação alimentar - O Segredo Revelado


Reeducação alimentar é um termo muito comentado ultimamente como o "segredo" para eliminar peso e ter uma vida mais saudável, livre de doenças e do efeito sanfona. Mas você sabe no que consiste esse processo?

Durante toda a nossa vida, principalmente na infância, aprendemos o que e como devemos comer com nossos pais e pessoas da nossa convivência, nem sempre alimentos saudáveis.

Quando ficamos mais velhos ou nos deparamos com alguma doença como hipertensão, colesterol ou mesmo com o sobrepeso, tomamos consciência da importância da alimentação para uma vida melhor e descobrimos que não nos alimentamos de forma balanceada.

Aí é que entra a reeducação alimentar, que na verdade consiste na mudança de alguns hábitos, mas sem deixar de fora o que faz parte da cultura do indivíduo.

A principal coisa que devemos aprender é que a reeducação alimentar não consiste em deixar de comer tudo o que gosta e passar a comer somente frutas, verduras, legumes e alimentos light. Muito pelo contrário, é aprender que você pode comer tudo, mas sem exageros e de forma equilibrada.

O ideal é que o processo seja feito individualmente e com orientação de uma nutricionista, pois uma recomendação pode ser adequada para uma pessoa mas não será para outra. Deve-se levar em conta o estilo de vida, assim como a presença de doenças pré-existentes.

Mas de maneira geral podemos pontuar algumas atitudes que qualquer pessoa pode adotar para "reeducar" a sua alimentação:

- Beba de 8 a 10 copos de água por dia;

- Evite o consumo de alimentos industrializados e fast-food;

- Substitua refrigerantes por sucos de frutas naturais;

- Inclua alimentos integrais no seu cardápio;

- Evite o consumo de alimentos ricos em gordura como: frituras, carnes gordas, queijos amarelos, manteiga;

- Doces são permitidos, mas esporadicamente e em pequena quantidade;

- Pratique atividade física regularmente.


Mudar hábitos não é fácil. É uma tarefa que requer esforço e disciplina, mas é possível. Quando o objetivo maior é a saúde, a prevenção de doenças e o melhor aproveitamento do organismo, o esforço vale a pena.

E o mais importante, tenha prazer ao se alimentar. Tudo o que fazemos encarando como sacrifício e sofrimento, não conseguimos manter por muito tempo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário